.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Auriflama - Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Câmara cassa mandato de vereadora após denúncia de quebra de decoro

Decisão foi tomada em sessão extraordinária após aprovação de parecer que apontou abuso de autoridade e uso indevido da estrutura do Legislativo


Câmara cassa mandato de vereadora após denúncia de quebra de decoro

A Câmara Municipal de Anhembi, no interior de São Paulo, decidiu, por maioria de votos, cassar o mandato da vereadora Rafaela Souza de Góis, do Republicanos, durante sessão extraordinária realizada na sexta-feira, dia 5 de dezembro.

A decisão ocorreu após a aprovação do parecer final da comissão processante, que concluiu pela existência de quebra de decoro parlamentar, abuso de autoridade e uso indevido da estrutura da Casa Legislativa para intimidação de colegas. Com a cassação, a parlamentar perde o mandato e fica inelegível.

O episódio que motivou a denúncia aconteceu durante uma sessão da Câmara, quando o vereador Douglas de Oliveira Fernandes Jorge questionou Rafaela sobre um suposto processo judicial envolvendo um imóvel próximo à Prefeitura de Anhembi. Segundo o parlamentar, ele apenas perguntou se a vereadora teria perdido a ação. Rafaela respondeu que o caso tramitava em segredo de Justiça e que não poderia se manifestar publicamente.

Em seguida, a vereadora acionou a Polícia Militar, alegando que se sentia ameaçada. De acordo com Douglas e testemunhas presentes na sessão, Rafaela teria impedido o parlamentar de deixar o plenário até a chegada da polícia, atitude interpretada como coação e violação do direito de ir e vir.

Durante a sessão pública, Rafaela afirmou que solicitou a presença da PM para registrar oficialmente os fatos e negou desrespeito à Casa Legislativa. Ela também disse que, apesar de ter se exaltado, sempre manteve postura de respeito e empatia, ressaltando que sua atuação parlamentar sempre buscou melhorias para a população, sem qualquer tipo de discriminação.

A reportagem tentou contato com a vereadora Rafaela Souza de Góis e com o vereador Douglas de Oliveira Fernandes Jorge, mas não obteve retorno até a última atualização. O espaço permanece aberto para manifestações de ambas as partes.

477 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Pô Auriflama - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.