População do Brasil alcança marca de 213,4 milhões de habitantes, divulga IBGE

Região - Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025


População do Brasil alcança marca de 213,4 milhões de habitantes, divulga IBGE

A população brasileira era de 213,4 milhões de habitantes até 1º de julho de 2025, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa uma alta de 0,39% em relação ao ano passado. Os dados da pesquisa foram publicados na edição desta quinta-feira, 28 de agosto, do Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Nº 1.098/2025.

O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), que são modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios previstas na Constituição Federal. A pesquisa também é referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.

CIDADES — De acordo com o levantamento, 27 capitais estaduais concentraram 49,3 milhões de habitantes em 2025, o equivalente a quase um quarto (23,1%) da população total do país. O crescimento populacional das capitais com mais de um milhão de habitantes ficou abaixo de 1%, com exceção de Manaus (AM), que cresceu 1,05%.

A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do país, com 21,6 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (12,9 milhões), Belo Horizonte (6 milhões) e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,8 milhões). Porto Alegre (4,1 milhões) e Fortaleza (CE) completam o ranking das seis mais populosas.

Guarulhos e Campinas, ambas em São Paulo, são as únicas cidades não-capitais que aparecem na lista, com 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente. Também são os municípios mais populosos entre os 26 com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 960 mil.

Na parte de baixo da lista, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 856. Anhanguera (GO) e Borá (SP), com 913 e 932, completam a lista de cidades com menos de mil habitantes.


Auriflama