SÃO PAULO- A prefeita de Auriflama, Katia Morita, esteve nesta quinta-feira (6) em São Paulo para cumprir uma agenda de compromissos no Palácio dos Bandeirantes. Dentre os encontros programados, destacou-se a reunião na sede da Defesa Civil do Estado, onde ela apresentou demandas do município e solicitou novos investimentos em infraestrutura para Auriflama.
Com a crescente preocupação com desastres naturais e eventos climáticos extremos, a gestora municipal busca recursos que permitam aprimorar a estrutura de prevenção e resposta a emergências na cidade. "Nosso objetivo é garantir mais segurança e condições de resposta rápida para a nossa população em situações de risco. A Defesa Civil tem um papel fundamental nesse sentido, e é essencial que os municípios tenham suporte para enfrentar esses desafios", afirmou Katia Morita.
A prefeita também reforçou a importância do alinhamento entre os governos municipais e estadual para a elaboração de estratégias eficazes na gestão de riscos e na execução de projetos de infraestrutura. A reunião foi uma oportunidade para a administração municipal apresentar pleitos e buscar orientação técnica para a captação de recursos.
Encontro de alinhamento com municípios paulistas
A Defesa Civil do Estado realizou nesta quarta-feira (5) um encontro de alinhamento com representantes de cerca de 300 municípios paulistas para discutir a prevenção e o enfrentamento de desastres naturais. O evento também teve como foco a capacitação de novos coordenadores, agentes municipais e demais profissionais da área de Proteção e Defesa Civil.
“Essa reunião de alinhamento com mais de mil agentes da Defesa Civil de todo o Estado de São Paulo é muito importante. Tem gente nova que está chegando e é essencial que tenhamos um time treinado e capacitado para fazer frente às mudanças climáticas”, afirmou o coronel Henguel Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O evento também serviu para aprimorar o conhecimento técnico e promover a troca de experiências sobre gestão de riscos e ações emergenciais. Durante a programação, foram realizados painéis conduzidos por especialistas abordando temas estratégicos, como estruturação dos órgãos municipais, emergências químicas, logística humanitária e comunicação de alertas.
Além da capacitação, os municípios participantes receberam materiais da campanha "SP Sempre Alerta", com orientações para prevenção de riscos em áreas vulneráveis.
“Se a gente tem um time robusto e forte, conseguimos dar uma resposta mais rápida e levar segurança na ponta da linha. Muitas vezes, conseguimos evitar acidentes e mitigar riscos”, reforçou o coronel Henguel Pereira.
Auriflama